- Tempere os pratos suavemente, pois o congelamento realça o sabor. Modere principalmente no sal.
- Guarde a comida em embalagens próprias para congelar: potes de plástico, pirex ou travessas com tampa que vedem bem.
- Identifique a data na embalagem usando lápis de cera. Assim, a escrita não desbota.
- Organize os congelados mais antigos à frente para que sejam consumidos antes.
- Evite que as embalagens dos pratos recém-preparados encostem nas dos alimentos congelados. A diferença de temperatura pode alterar o sabor e textura do alimento.
- Ocupe, no máximo, ¾ da capacidade do seu congelador ou freezer. Se o espaço estiver totalmente lotado, o ar não circula.
- Para congelar os caldos (de carne, frango e legumes), distribua o líquido em forminhas de gelo. Mas retire o excesso da gordura antes de congelar.
- Congele frutas, legumes e verduras e grãos espalhados sobre bandejas ou assadeiras. E coloque-os em sacos limpos depois de congelados.
- Antes de congelar sopas e cozidos, forre a parte interna da vasilha ou pote com saco plástico. Depois de congelado o conteúdo, retire do recipiente e embale-o no saquinho, para liberar espaço no freezer.
- Coloque salsinha, hortelã e outras ervas batidinhas em fôrmas de gelo, cubra com água e congele. Guarde os cubos em sacos plásticos e retire os cubos aos poucos, sempre que precisar.
Fonte: http://www.sadia.com.br/dicas/4_dia+a+dia+na+cozinha/120_aprenda+como+congelar+os+alimentos/80_aprenda+como+congelar+os+alimentos